Remanufatura de turbocompressores


Visite nossa loja virtual (fornecimento apenas na Europa): https://shop.turbobalancer.com

 

Segunda vida. Primeira escolha.

Remanufatura de turbos – um negócio em ascensão

Um mercado de futuro

Hoje, somente na Europa, dos mais de 230 milhões de veículos que rodam por suas estradas, pelo menos um terço conta com um turbocompressor. Previsões indicam que esse número deve dobrar novamente por volta do ano 2020. Entre os principais motivos para este grande número, destacamos a busca pelo menor consumo de combustível e as novas leis de emissões. Além destes, temos ainda o movimento crescente de downsizing (diminuição) dos motores que, para não ter seu desempenho comprometido devido a sua menor capacidade, contam cada vez mais com turbocompressores.

Apesar de projetados para uma longa vida útil, danos ainda ocorrem – principalmente devido à manutenção inadequada. Turbos danificados são, na maioria das vezes, substituídos por novos, o que muitas vezes nem seria necessário. Com o conhecimento e equipamentos adequados, os turbos podem ser reparados e retornar a condição de praticamente novos. Além de algumas ferramentas especiais, um equipamento para limpeza e algumas peças de reposição, são ainda necessárias duas máquinas de balancear para a remanufatura de turbos. O balanceamento assegura uma operação perfeitamente suave, qualidade e confiabilidade comparável a uma peça nova. E o resultado: um turbo tão bom quanto um novo!

Uma virada rumo a um negócio sustentável

Qualquer pessoa que esteja entrando agora no mercado de remanufatura de turbos irá se beneficiar com o rápido crescimento do mercado, o qual está alinhado com temas atuais como economia e sustentabilidade. O investimento na tecnologia necessária é gerenciável, de maneira que este negócio se torne rapidamente lucrativo. Com nossas soluções você poderá dar uma segunda vida a turbocompressores de veículos de passeio, comerciais e de máquinas de construção, turbos de navios de motores pequenos ou da indústria aeronáutica – gerando assim possibilidades adicionais de negócios.

Por que é tão importante balancear?

Somos sempre questionados do por que o balanceamento é tão importante no recondicionamento de turbos. A resposta se torna clara se considerarmos que turbocompressores trabalham em rotações entre 180.000 a 250.000 rpm – ao passo que alguns turbos muito pequenos chegam a atingir velocidades de até 300.000 rpm. Nestas rotações, mesmo os menores desbalanceamentos geram vibrações consideráveis, as quais se manifestam através de fortes ruídos e causam um grande estresse nos rolamentos. E a tolerância permitida é somente alguns milésimos de gramas, o que torna necessário medidas sofisticadas para o reparo de turbos com alta qualidade, de forma a assegurar uma operação suave e uma longa vida útil.

Para este propósito, e em um primeiro passo, os componentes individuais e o rotor pré-montado são balanceados de forma criteriosa em baixa rotação em uma máquina TBcomfort. Isso faz com que o desbalanceamento inicial seja significativamente reduzido e é a base para o próximo passo – o balanceamento do conjunto rotativo em uma TBsonio. Sem o balanceamento preliminar, muitas vezes é impossível de conseguir trazer o conjunto rotativo para a tolerância. E o que é pior: os rolamentos podem ser danificados durante o balanceamento.

O conjunto rotativo pré-balanceado é então balanceado em uma TBsonio quase que em sua rotação de trabalho e sob condições realistas de operação. Após a correção e a corrida de controle, ele se encontra pronto para mais uma longa vida de trabalho em condições extremas.

Um investimento gerenciável

O investimento neste negócio é gerenciável e transparente – especialmente se você já estiver envolvido com a manutenção e recondicionamento de outros componentes. O que você necessitará para o recondicionamento de turbos basicamente é: algumas ferramentas específicas dos fabricantes, um jato de areia, uma máquina de lavar, algumas peças de reposição, duas máquinas de balancear e um compressor de ar de alto desempenho. Com estes equipamentos é possível obter uma qualidade e uma confiabilidade em um turbo recondicionado comparáveis as de um turbo novo.

Com nossas TBcomfort e TBsonio você poderá balancear turbocompressores de automóveis, de veículos comerciais, de máquinas de construção civil, de motores navais de menor porte ou até mesmo da indústria aeronáutica, permitindo uma ampla atuação em um vasto segmento.