Remanufatura de turbocompressores

TBsonio

Balanceamento em alta rotação
Rotação máxima para o máximo de qualidade

Baixas vibrações – no final do processo de remanufatura o conjunto rotativo é acelerado por ar comprimido na TBsonio e então é balanceado sob condições realísticas. Somente após este processo é que o turbo remanufaturado possuirá um baixo desbalanceamento e terá um nível de qualidade similar ao de um conjunto novo. 
Turbos são um dos componentes mais complexos do ponto de vista do balanceamento. As razões disso são: o comportamento elástico do rotor, as altas rotações necessárias para o balanceamento e a precisão requerida. Com seu sofisticado conceito de medição, a TBsonio mede o desbalanceamento por uma faixa completa e então calcula a massa exata necessária para a correção do desbalanceamento. Desta maneira, ela consegue atingir eficiência e precisão comparáveis as de nossas máquinas de produção. E o ganho é todo seu: um balanceamento rápido e preciso.

Vantagens:

  • Máquina com conceito ergonômico para uma operação simples e segura
  • Perfeito balanceamento de conjuntos rotativos de até 16 kg
  • Máquina de bloco único – simplesmente conecte a energia e o ar comprimido e ela está pronta
  • Proteção acústica – nenhuma proteção auricular adicional necessária
  • Segurança – atende totalmente a última norma de segurança da comunidade europeia e, assim, atende aos mais exigentes requisitos de segurança
  • CAB950SmartTouch, de fácil operação com o máximo de desempenho em medição
  • Medição do desbalanceamento por toda a faixa de rotação – nenhuma rotação fixa de medição
  • Perfeito posicionamento graças ao seu sistema auxiliar de posicionamento

Operação

Operação mantida simples

Ao desenvolvermos a TBsonio, pensamos em cada detalhe que pudesse fazer com que seu processo de balanceamento se tornasse mais fácil e fosse de grande qualidade. Com isso, criamos uma máquina ergonômica, cuja cobertura de proteção, apesar de simples de manejar, possui a mais alta classe de proteção. Todos os botões são de fácil e se encontram em frente à máquina. Esta pode ser rapidamente preparada para um novo tipo de turbo com o mínimo de ferramentas, sendo que nenhuma é necessária para a montagem ou desmontagem do conjunto rotativo nela.

Devido ao nosso sistema de posicionamento sem contato, nenhuma marca é necessária e, assim, nosso sensor de referência não precisa de nenhum ajuste: basta magnetizar o eixo do conjunto rotativo.

Auxílio posicionamento

Uma solução engenhosa – o auxílio posicionamento sem contato

A melhor tecnologia de medição não será de grande valia caso você não consiga identificar claramente a posição angular precisa do desbalanceamento. Por exemplo, um desvio de apenas 6° da posição exata de correção significa um erro de 10% na massa de correção. Assim você poderia vir a precisar de uma segunda ou mesmo uma terceira corrida para balancear seu conjunto rotativo.

Para simplificar esta operação e torná-la ainda mais confiável, a TBsonio conta nosso sistema patenteado de posicionamento: basta magnetizar o eixo do conjunto rotativo e imediatamente após iniciar a corrida de medição. Ao magnetizar seu rotor, você está criando uma marca de referência invisível nele, a qual pode ser lida por nosso sensor sem contato, que indicará a posição angular através da unidade de medição. Para balancear, basta posicionar o rotor manualmente na posição desejada. Este sistema, além de significativamente mais preciso que o das máquinas de gerações anteriores, não apresenta desgaste e ainda diminui o tempo da corrida de medição – sem que nenhum componente tenha que ser limpo.

Operação limpa

Uma operação limpa resulta em qualidade

Qualquer um que trabalhe com óleo em um ambiente de fábrica ou oficina sabe o quão rápido as coisas ficam sujas... Para evitar isso, preparamos nossa TBsonio: sob toda sua área de trabalho temos um “coletor de óleo” onde as quantidades residuais de óleo (que por ventura tenham escorrido durante a montagem ou desmontagem do turbo ou que tenham permanecido no conjunto após a expulsão deste por ar) são coletadas nesta bandeja e enviadas de volta ao tanque central de óleo. O resultado disso é que sua área de trabalho se mantém limpa por mais tempo, sem nem mesmo precisar gastar tempo com limpeza.

Outra característica importante relacionada a uma operação limpa e meio ambiente é a bandeja inferior da máquina, a qual assegura que o ambiente de trabalho não será contaminado mesmo que ocorra algum imprevisto e haja algum vazamento de óleo do sistema.

Instrumentos de medição

CAB 950 – a unidade de medição profissional

A unidade de medição CAB950SmartTouch utilizada na TBsonio foi desenvolvida para uso em nossas máquinas de produção. Ela oferece o máximo no aspecto técnico, combinado com um software de simples operação via touch-screen. Como na TBcomfort, todas as funções e comunicação com a máquina são realizadas através do teclado touch-screen. A TBsonio conta com a mesma consistência e filosofia operacional da TBcomfort.

Fácil calibração

Para alcançar a mais alta precisão na revisão dos conjuntos rotativos de diversos tipos de turbos é necessário efetuar a calibração da sua TBsonio individualmente para cada tipo. Nossa unidade de medição guiará você durante os passos da calibração, através de instruções claras exibidas na tela. O processo todo leva apenas alguns minutos e os valores calculados são armazenados ao final do processo, de forma que estes valores possam ser utilizados no futuro.

Silenciosa e segura

Silenciosa quando em operação – nosso novo conceito SilenceLine

Quando um turbo é acelerado até sua rotação de trabalho, ele gera um ruído muito alto, de alta frequência, especialmente se ele não estiver perfeitamente balanceado. Com nosso conceito SilenceLine, o qual conta com diversas medidas para a redução do ruído operacional, a emissão de ruídos na TBsonio é inferior a 67dB* – o que permite que ambas as máquinas sejam operadas em sua oficina sem a necessidade de medidas adicionais contra ruídos.

Segurança é importante

TBsonio atende totalmente os requisitos da diretiva de segurança de máquinas da comunidade europeia 2006/42/EC, a qual foi publicada no início de 2010, sendo que ela possui certificação CE.

A segurança também é particularmente importante no balanceamento em alta rotação, uma vez que é necessária uma proteção no caso de explosão dos turbocompressores. A TBsonio possui o mais alto grau de proteção da norma ISO 21940-23, a classe D, a qual assegura proteção contra partes que possam ser projetadas no caso de explosão do turbo quando em alta rotação.

Adaptadores

Adaptador universal

Os diferentes tipos de conjuntos rotativos são montados na máquina com o auxílio de anéis adaptadores. Os adaptadores são utilizados para permitir a montagem do conjunto rotativo na máquina e simular o lado da turbina do turbocompressor. Devido a geometria otimizada destes adaptadores, o consumo de ar para o acionamento do turbo é baixo. Adaptadores Schenck existentes, como p. ex. das máquinas tipo MBRS, também podem ser utilizados na TBsonio. Abrir seleção de dispositivo

Dados técnicos

Dimensões do rotor:

Peso máximo do conjunto rotativo: 16 kg
Diâmetro do flange: 300 mm
Diâmetro máximo da turbina: 130 mm
Diâmetro máximo do compressor: 153 mm

Dados da máquina:

Dimensões (Largura x prof. x altura): 1783 x 730 x 1400 mm
Peso: aprox. 950 kg
Alimentação: 230 V ± 10%, 50 / 60 Hz
Acionamento: por ar comprimido (6 a 10 bar com conexão de 1,5”)
Nível de ruído: inferior a 67 dB (medição realizada a 168.000 rpm com um conjunto rotativo padrão tipo GT15)
Cobertura de proteção tipo classe D, conforme ISO 21940-23 (proteção contra a explosão do rotor)
Pintura: em duas cores, RAL7035 (cinza claro), RAL 7024 (cinza escuro)

Unidade de medição:

CAB 950 SmartTouch

Opcionais:

Adaptadores específicos para conjuntos rotativos
Retífica para correção manual
Conjunto rotativo padrão
Ferramenta magnetizadora e desmagnetizadora
Kit de calibração